quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

017 - Adestramento – SENTA




Bom , o comando SENTA é muito útil quando queremos que o cão não pule na visita, ou que não ataque o pote de comida. Também é útil para o cão dar uma sossegada no passeio.
Este comando pode ser ensinado já nos primeiros dias em casa, e deve ser reforçado sempre que você der comida a ele ou for fazer carinho.
Basicamente é o seguinte: Pegue um petisco na mão ( pode ser um pedacinho de salsicha, carne, ou ração mesmo), fique na frente do cão e deixe ele cheirar sua mão, e vá levantando a mão até que ele tenha que sentar para acompanhar o petisco. Espere ele sentar, e então abra a mão e deixe-o comer. Faça isto repetidas vezes, até que ele entenda que precisa sentar para ganhar o prêmio.
Quando você perceber que ele já entendeu o que deve fazer, introduza o gesto do comando, que é a mão virada com a palma para cima. Segure o petisco na mão fazendo o gesto, e continue treinando com ele. 

Após algumas repetições, já dá para inserir o comando verbal. Então, na hora exata que ele estiver sentando, diga com voz firme e baixa (seu cão não é surdo...).: SENTA!
Depois de mais algumas repetições, tente fazer o comando gestual e verbal juntos, e veja se o cão obedece. Se ele não entender, volte à etapa anterior e reforce bem os comandos.



Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário