quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

013 - Cuidado com a alimentação



A dieta do seu cachorrinho deve ser à base de ração seca de alta qualidade. Esta deve ser seleccionada tendo em consideração a idade (meses), a raça, e o tamanho que o seu cachorrinho vai atingir em adulto (pequeno, médio, grande ou gigante). Se pretender, por alguma razão, comprar outra ração que não a que o seu cachorro estava habituado a comer até ao momento em que o adquiriu, a transição deverá ser feita de forma gradual, porque os cachorros são muito sensiveis a alterações da dieta e podem desenvolver disturbios gastrointestinais com facilidade (fezes moles a diarreicas e eventualmente vomitar a ingesta). Quando mudar de ração deve proceder da seguinte forma: misturar a ração que pretende subtituir (antiga) com a ração que pretende introduzir (nova), durante uma média de cinco a seis dias. Nos primeiros dias mistura mais quantidade da ração antiga com menos da ração nova e progressivamente vai aumentar a quantidade de ração nova até deixar de administrar a ração antiga.
Não deve mudar com frequência o tipo ou a marca de ração, pelas mesmas razões referidas anteriormente, excepto quando o seu cachorro mostra sinais de que está a “enjoar” e apesar de ter apetite deixa de comer uma ração que anteriormente comia bem, ou por recomendação do seu Médico Veterinário.
Se o seu cachorro come bem a ração não precisa de dar-lhe leite, pelo contrário, a sua administração quando eles já foram desmamados e comem só ração à algum tempo pode provocar disturbios gastrointestinais. É um “mimo” que não precisa de fazer.
Deve respeitar as indicações que vêm no saco de ração no que respeita à quantidade diária recomendada. Esta quantidade deve ser dividida em três tomas diárias até pelo menos aos seis meses de idade. As melhores marcas trazem um copo doseador a acompanhar o saco de ração, quando tal não acontece pode recorrer a uma simples balança de cozinha para pesar as gramas recomendadas. A quantidade recomendada pode-lhe parecer “pouca”, mas cada grão está formulado para fornecer a quantidade de proteina, hidratos de carbono, gordura,fibra, minerais e vitaminas que o seu cachorro necessita para crescer de uma forma saudavel, portanto, não é necessário nem deve administrar mais quantidade do que a recomendada.
Após 30 minutos se o seu cachorro não terminou a refeição esta deve ser retirada e só deve ser introduzida na refeição seguinte.
Quando o seu cachorrinho atingir a idade limite recomendada pela ração de desmame que lhe está a administrar, deve mudar para a indicada para seguinte etapa de crescimento (junior),de preferência da mesma marca.
Nunca ceda à tentação de lhe dar comida da nossa, ele não necessita de nada mais para alem da ração e a nossa comida pode fazer-lhe mal. A capacidade de sedução de um cachorrinho é muito grande, com olhinhos de chorão e a ganir para obter um pedaço de bife. Se ceder ao seu capricho uma vez, porque lhe dá pena ou para ele parar de chorar, é o inicio de um ciclo vicioso ele vai continuar a pedir e no futuro quando quizer corrigir este vicio vai ter muitas dificuldades.
O seu cachorro deve ter sempre água fresca e limpa á sua disposição.



Sem comentários:

Enviar um comentário