quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

009 - Como educar o filhote – 1 a 4 meses

Até os 4 meses de vida, o filhote pode aprender bastante coisa!!! Além de saber onde fazer as necessidades, ele pode aprender alguns comandos de adestramento. 

A primeira coisa é ensinar o nome a ele. Chame pelo nome, e quando ele olhar, recompense com algum petisco ou com a própria ração.

Depois, um comando bem importante: VEM. É muito simples, chame o nome do cachorro, e assim que ele olhar, diga VEM! Quando ele vier, recompense! Se ele não vier, mostre algo interessante pra ele, como um brinquedo ou petisco. Ele com certeza virá. OBS: Nunca chame o cão quando for brigar com ele. Isto pode fazer o cão relacionar o nome ou o VEM com algo ruim, e depois não obedecer mais.
Outra coisa muito importante: Nunca bata no seu cão. Existem outras maneiras de puni-lo por algo que fez errado.

Cuide bastante com o NÃO. Não utilize a todo momento, mas quando utilizar, diga somente uma vez, e não deixe o filhote continuar o que estava fazendo de errado. Você também pode dar um sustinho nele, como fazer um barulho forte simultaneamente ao NÃO.

Brinque muito com seu filhote, dê atenção a ele, cuide... Ele não vai esquecer disto depois que crescer, e com certeza será manso e não terá atitudes agressivas.
Brinque de jogar a bolinha, mas não de cabo de guerra, pois esta brincadeira pode levar à uma disputa por liderança, e seu filhote querer mandar em você! Lembre-se você é o líder, então tome atitudes como tal. Ande sempre à frente, entre nos lugares primeiro, não deixe te morder, e sempre exija um comando antes de dar a comida ou levar para passear.

Comandos que você pode ir ensinando ao seu filhote de até 4 meses: Vem, Senta, Fica, Deita, Dá a pata, Rasteja, Gira e etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário