quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

016 - Saúde



O seu cachorrinho deve ser desparasitado internamente contra as lombrigas e as ténias. A desparasitação interna pode ser iniciada aos 15 dias de idade e desde então deve ser realizada da seguinte forma:
?15 em 15 dias até aos 3 meses.
? a partir dos 3 meses deve ser desparasitado todos os meses até aos 6 meses
? a partir dos 6 meses cada 4 ou 5 meses até ao final da vida.
A desparasitação externa contra as pulgas, carraças, mosquitos e piolhos deve ser efectuda periodicamente. A maioria dos produtos usados para o efeito conferem protecção durante um mês e, geralmente, só podem ser usados a partir das seis semanas de vida. Mesmo que não tenha observado nenhum destes agentes no pelo do seu animal isso não quer dizer que ele não os tenha ou que não possa vir a ser picado por um, portanto o melhor é prevenir. Leia correctamente as indicações de utilização e respeite os intervalos entre aplicações. Por norma não deve dar banho húmido dois dias antes nem dois dias após a aplicação do desparasitante externo.
A vacinação pode ser iniciada às 5 a 6 semanas de vida. O protocolo vacinal a seguir deve ser definido pelo seu Médico Veterinário e devem ser seguidas as recomendações por ele dadas.
Até o seu cachorro estar completamente vacinado ele não deve andar no chão em locais públicos ou estar em contacto com outros cães não vacinados ou de origem desconhecida. Sempre que precisar de o transportar use uma transportadora ou faça-o com ele em braços.
O seu cachorro à semelhança de um bebé é muito frágil e susceptivel a infecções. Qualquer sinal de alteração do seu estado geral normal: apatia, falta de apetite, perda de peso, diarreia, vómito, tosse, espirro,entre outros por mais subtil que seja não deve ignora-lo. Se têm duvida quanto à sua importância entre em contacto com o seu Médico Veterinário e ele saber-lhe-à dizer o que fazer. Um dia sem comer, com vómitos ou diarreia é o suficiente para o seu cachorrinho ficar desidratado, não espere para o levar ao Veterinário.



Sem comentários:

Enviar um comentário