quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

015 - Higiene e limpeza



Até o seu cachorro estar completamente vacinado, este não deve tomar banho húmido, isto é, com água. No entanto, pode tomar banhos secos, com champôs apropriados para o efeito e especificos para o tipo de pelo do seu cachorro. Tambem existem toalhetes de limpeza que pode utilizar para limpar a superficie do pelo e o pavilhão auricular externo, assim como perfumes ou sprays de cheiro que pode aplicar na superficie corporal do seu cachorrinho que com certeza vai ficar com um cheiro muito mais agradavel. As patinhas podem ser limpas com toalhetes, sempre que e o seu cachorrinho esteve a brincar na terra e as sujou. A partir do momento em que o seu cachorro completou o protocolo vacinal e está completamente protegido, sempre que achar estritamente necessário pode dar um banho com água morna usando um champô de uso canino e adequado para o pelo e idade do seu cão. Nunca use um champô de humanos porque o pH da nossa pele não é igual à deles. Evite que apanhe correntes de ar durante o periodo de tempo em que decorre o banho. A seguir ao banho deve seca-lo com uma toalha e depois com um secador.
Os orgãos dos sentidos (ouvidos e os olhos) são particularmente sensiveis e devem ser limpos com frequência. Relativamente aos olhos, estes devem ser limpos com uma solução de limpeza apropriada ou com soro fisiológico ,se possivel, diariamente. Quer o seu cachorro viva dentro de um apartamento ou no exterior, está sujeito às poeiras que circulam no ar e que são irritantes para a conjuntiva ocular e a superficie corneal. Para evitar a sua acumulação e os danos que esta possa causar, irrigue a superficie ocular com uma superficie de limpeza apropriada. Nunca utilize algodão para limpar os olhos, as fibras que pode deixar ficar são agressivas para as estruturas oculares.Os ouvidos devem ser limpos uma a duas vezes por semana de acordo com a sua disponibilidade, para prevenir o aparecimento de otites. Para esse efeito utilize uma solução de limpeza apropriada. Tenha particular atenção com estes cuidados de higiene em raças com orelhas pendentes, excesso de pelo no canal auditivo e predisposição racial para otites. Nunca utilize cotonetes ou algodão para limpar os ouvidos, se não tiver compressas em casa utilize papel de cozinha, por exemplo, porque é mais resistente. Os cotonetes empurram a sujidade para o interior do canal auditivo e assim como o algodão largam fibras. As narinas tambem devem ser limpas, sempre que achar necessário, pois tambem ai se acumulam poeiras e detritos de sujidade, assim como nos bébés instile uma pequena quantidade de solução fisiológica para o interior e depois limpe o excedente com compressas ou papel.
O pelo do seu cachorro deve ser escovado pelo menos uma vez por semana, com a excepção dos cachorros de pelo comprido que devem ser escovados sempre que ache necessário.
Se o seu cachorro viver num apartamento ou estiver sobre uma superficie que não lhe permita desgastar as unhas deve verificar periodicamente o estado das suas unhas, pois podem necessitar de ser cortadas regularmente.
Todos os cães, mas em particular os de raça pequena, são propensos a acumular tártaro com a idade, para o prevenir deve desde pequeno praticar uma higiene adequada aos dentes do seu cão.


Sem comentários:

Enviar um comentário