quinta-feira, 8 de março de 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
020 - Crianças e animais domésticos
Um animal desempenha um papel muito importante em casa e apresenta inúmeros aspectos positivos para uma criança e o seu crescimento.
Frequentemente as crianças preferem a companhia de um animal à de um banal brinquedo que, passado um breve momento de entusiasmo, é rapidamente posto a um canto e esquecido. O animal, pelo contrário, cresce juntamente com a criança, brinca com ela sempre de forma diferente, comunica e interage continuamente. Aprende também coisas novas e ensina outras.
Naturalmente não se pode pretender levar um animal para casa e depois desinteressar-se de tudo aquilo que acontece entre a criança e o novo inquilino. Pelo contrário, é necessário que estes sejam vigiados por um adulto: de facto, crianças e animais podem viver a sua relação de um modo turbulento; um cão ou um gato, quando se depara com entusiasmo exagerado, pode tornar-se agressivo.
Por este motivo é importante ensinar à criança algumas regras fundamentais, tendo em conta que os animais têm comportamentos instintivos em reacção a estímulos externos. Na prática, a criança não deverá puxar o pelo do cão nem as orelhas ou a cauda do gato. Devemos dar-lhes a entender que de este modo os animais sentem dor e o seu instinto pode levá-los a reagir arranhando ou mordendo.
Pelo mesmo motivo a criança não deve tocar ou aproximar-se do animal enquanto este se alimenta e o seu repouso deve ser respeitado. Se tomaram a decisão de acolher em casa um amigo de quatro patas, é necessário alguma organização e o respeito de algumas normas de higiene:
- Escolham um animal dócil e não agressivo;
- Mantenham o animal com a vacinação actualizada e façam consultas regulares de modo a reduzir ao mínimo o risco de infecções ou manifestações alérgicas.
- Instruam-no rapidamente a não fazer a necessidades em casa;
- A sua cama deve ser confortável e estar sempre limpa.
Matéria fornecida pela minha querida prima Lucy.
Obrigado pela sua contribuição para o Blog da Nyna
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
019 - xixi/cocô no sitio errado
NUNCA bata no seu cachorro, nem tente corrigi-lo se a sujeira já foi feita há algum tempo. Cachorros não entendem fatos passados. Sim, eles parecem culpados, mas é só porque você parece zangado, e eles não têm a menor idéia de que é pelo xixi ou cocô. Se você bater no seu cão, ele vai ficar com medo de você e as coisas vão piorar, pois ele vai tentar fazer xixi/cocô só quando você não estiver por perto (principalmente quando você tiver ido ao cinema, namorar, jantar fora e chegar bem tarde sem a menor vontade de limpar sujeira). Para que a correção seja eficaz, você deve pegar o malandrinho no ato. Para a grande maioria dos cães um belo "NÃO", dito em tom bem forte, será o suficiente para ele interromper os negócios. Pegue-o correndo e ponha no jornal (ou do lado de fora) e espere ele acabar de fazer o que tinha começado. Quando ele acabar faça toda a festa que ele merece. Dê muito carinho, beijos e abraços.
Você vai ficar surpreso com a rapidez com que ele vai entender o que você espera dele.
Se ainda assim o problema de xixi ou cocô fora do lugar persistir, procure um veterinário para descartar a possibilidade de algum problema de saúde, tal como infecção urinária, diabetes ou verminose.
Lembre-se tenha muito amor e paciência que vai valer a pena.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
018 - Zoo da Alexandrina e do Miguel
Há pessoas que tem tanto amor para dar que só um pequeno amigo não basta, tem que seu um zoológico inteiro, a Alexandrina e o Miguel são um destes.
É um bom método para saber se um ser humano tem uma boa alma basta ver como ele trata os animais.
É um bom método para saber se um ser humano tem uma boa alma basta ver como ele trata os animais.
Esta e a Luna e da raça é Dog Alemão antigamente conhecido por Grand a Noir
Eu a chamo de Cavalo (imaginem por que!)
Iury é da raça Shi-Tsu
Este rapaz tem um sorriso bem simpático ;)
Luna (Cavalo) e o Iury em um momento um pouco romantico,
mais ela e muita arreia para ele.
Esta é uma menina, a Tica e é raçada de perça
Ai estão alguns dos animais deles, mais não são só estes, ainda tem peixes, tartarugas, passarinhos, formigas, entre outros animais... ufa...
Obs: Alexandrina será que não era melhor ter ido para o curso de veterinaria?
017 - Adestramento – SENTA
Bom , o comando SENTA é muito útil quando queremos que o cão não pule na visita, ou que não ataque o pote de comida. Também é útil para o cão dar uma sossegada no passeio.
Este comando pode ser ensinado já nos primeiros dias em casa, e deve ser reforçado sempre que você der comida a ele ou for fazer carinho.
Basicamente é o seguinte: Pegue um petisco na mão ( pode ser um pedacinho de salsicha, carne, ou ração mesmo), fique na frente do cão e deixe ele cheirar sua mão, e vá levantando a mão até que ele tenha que sentar para acompanhar o petisco. Espere ele sentar, e então abra a mão e deixe-o comer. Faça isto repetidas vezes, até que ele entenda que precisa sentar para ganhar o prêmio.
Quando você perceber que ele já entendeu o que deve fazer, introduza o gesto do comando, que é a mão virada com a palma para cima. Segure o petisco na mão fazendo o gesto, e continue treinando com ele.
Após algumas repetições, já dá para inserir o comando verbal. Então, na hora exata que ele estiver sentando, diga com voz firme e baixa (seu cão não é surdo...).: SENTA!
Depois de mais algumas repetições, tente fazer o comando gestual e verbal juntos, e veja se o cão obedece. Se ele não entender, volte à etapa anterior e reforce bem os comandos.
Bons treinos!
016 - Saúde
O seu cachorrinho deve ser desparasitado internamente contra as lombrigas e as ténias. A desparasitação interna pode ser iniciada aos 15 dias de idade e desde então deve ser realizada da seguinte forma:
?15 em 15 dias até aos 3 meses.
? a partir dos 3 meses deve ser desparasitado todos os meses até aos 6 meses
? a partir dos 6 meses cada 4 ou 5 meses até ao final da vida.
A desparasitação externa contra as pulgas, carraças, mosquitos e piolhos deve ser efectuda periodicamente. A maioria dos produtos usados para o efeito conferem protecção durante um mês e, geralmente, só podem ser usados a partir das seis semanas de vida. Mesmo que não tenha observado nenhum destes agentes no pelo do seu animal isso não quer dizer que ele não os tenha ou que não possa vir a ser picado por um, portanto o melhor é prevenir. Leia correctamente as indicações de utilização e respeite os intervalos entre aplicações. Por norma não deve dar banho húmido dois dias antes nem dois dias após a aplicação do desparasitante externo.
A vacinação pode ser iniciada às 5 a 6 semanas de vida. O protocolo vacinal a seguir deve ser definido pelo seu Médico Veterinário e devem ser seguidas as recomendações por ele dadas.
Até o seu cachorro estar completamente vacinado ele não deve andar no chão em locais públicos ou estar em contacto com outros cães não vacinados ou de origem desconhecida. Sempre que precisar de o transportar use uma transportadora ou faça-o com ele em braços.
O seu cachorro à semelhança de um bebé é muito frágil e susceptivel a infecções. Qualquer sinal de alteração do seu estado geral normal: apatia, falta de apetite, perda de peso, diarreia, vómito, tosse, espirro,entre outros por mais subtil que seja não deve ignora-lo. Se têm duvida quanto à sua importância entre em contacto com o seu Médico Veterinário e ele saber-lhe-à dizer o que fazer. Um dia sem comer, com vómitos ou diarreia é o suficiente para o seu cachorrinho ficar desidratado, não espere para o levar ao Veterinário.
015 - Higiene e limpeza
Até o seu cachorro estar completamente vacinado, este não deve tomar banho húmido, isto é, com água. No entanto, pode tomar banhos secos, com champôs apropriados para o efeito e especificos para o tipo de pelo do seu cachorro. Tambem existem toalhetes de limpeza que pode utilizar para limpar a superficie do pelo e o pavilhão auricular externo, assim como perfumes ou sprays de cheiro que pode aplicar na superficie corporal do seu cachorrinho que com certeza vai ficar com um cheiro muito mais agradavel. As patinhas podem ser limpas com toalhetes, sempre que e o seu cachorrinho esteve a brincar na terra e as sujou. A partir do momento em que o seu cachorro completou o protocolo vacinal e está completamente protegido, sempre que achar estritamente necessário pode dar um banho com água morna usando um champô de uso canino e adequado para o pelo e idade do seu cão. Nunca use um champô de humanos porque o pH da nossa pele não é igual à deles. Evite que apanhe correntes de ar durante o periodo de tempo em que decorre o banho. A seguir ao banho deve seca-lo com uma toalha e depois com um secador.
Os orgãos dos sentidos (ouvidos e os olhos) são particularmente sensiveis e devem ser limpos com frequência. Relativamente aos olhos, estes devem ser limpos com uma solução de limpeza apropriada ou com soro fisiológico ,se possivel, diariamente. Quer o seu cachorro viva dentro de um apartamento ou no exterior, está sujeito às poeiras que circulam no ar e que são irritantes para a conjuntiva ocular e a superficie corneal. Para evitar a sua acumulação e os danos que esta possa causar, irrigue a superficie ocular com uma superficie de limpeza apropriada. Nunca utilize algodão para limpar os olhos, as fibras que pode deixar ficar são agressivas para as estruturas oculares.Os ouvidos devem ser limpos uma a duas vezes por semana de acordo com a sua disponibilidade, para prevenir o aparecimento de otites. Para esse efeito utilize uma solução de limpeza apropriada. Tenha particular atenção com estes cuidados de higiene em raças com orelhas pendentes, excesso de pelo no canal auditivo e predisposição racial para otites. Nunca utilize cotonetes ou algodão para limpar os ouvidos, se não tiver compressas em casa utilize papel de cozinha, por exemplo, porque é mais resistente. Os cotonetes empurram a sujidade para o interior do canal auditivo e assim como o algodão largam fibras. As narinas tambem devem ser limpas, sempre que achar necessário, pois tambem ai se acumulam poeiras e detritos de sujidade, assim como nos bébés instile uma pequena quantidade de solução fisiológica para o interior e depois limpe o excedente com compressas ou papel.
O pelo do seu cachorro deve ser escovado pelo menos uma vez por semana, com a excepção dos cachorros de pelo comprido que devem ser escovados sempre que ache necessário.
Se o seu cachorro viver num apartamento ou estiver sobre uma superficie que não lhe permita desgastar as unhas deve verificar periodicamente o estado das suas unhas, pois podem necessitar de ser cortadas regularmente.
Todos os cães, mas em particular os de raça pequena, são propensos a acumular tártaro com a idade, para o prevenir deve desde pequeno praticar uma higiene adequada aos dentes do seu cão.
014 - Alimentação da Nyna (Royal Canin - Mini Junior)
A minha Nyna come Royal Canin - Mini Junior, foi recomendação da criadora.
Indicações
• Cachorros de raças pequenas, até aos 10kg, até aos 10 meses de idade.
Benefícios
Segurança digestiva:
Associação exclusiva de nutrientes que favorece a máxima segurança digestiva (proteínas L.I.P.) e o equilíbrio da flora intestinal (prébióticos, FOS, MOS), o que contribui para a produção de fezes de boa qualidade.
Teor energético elevado:
Satisfaz as elevadíssimas necessidades energéticas do período de crescimento e satisfaz os apetites mais caprichosos.
Saúde bucodentária:
Ajuda a reduzir a formação de tártaro, graças aos agentes quelantes do cálcio.
Defesas naturais:
Ajuda a reforçar as defesas naturais do cachorro, graças a um complexo antioxidante patenteado e aos prebióticos.
013 - Cuidado com a alimentação
A dieta do seu cachorrinho deve ser à base de ração seca de alta qualidade. Esta deve ser seleccionada tendo em consideração a idade (meses), a raça, e o tamanho que o seu cachorrinho vai atingir em adulto (pequeno, médio, grande ou gigante). Se pretender, por alguma razão, comprar outra ração que não a que o seu cachorro estava habituado a comer até ao momento em que o adquiriu, a transição deverá ser feita de forma gradual, porque os cachorros são muito sensiveis a alterações da dieta e podem desenvolver disturbios gastrointestinais com facilidade (fezes moles a diarreicas e eventualmente vomitar a ingesta). Quando mudar de ração deve proceder da seguinte forma: misturar a ração que pretende subtituir (antiga) com a ração que pretende introduzir (nova), durante uma média de cinco a seis dias. Nos primeiros dias mistura mais quantidade da ração antiga com menos da ração nova e progressivamente vai aumentar a quantidade de ração nova até deixar de administrar a ração antiga.
Não deve mudar com frequência o tipo ou a marca de ração, pelas mesmas razões referidas anteriormente, excepto quando o seu cachorro mostra sinais de que está a “enjoar” e apesar de ter apetite deixa de comer uma ração que anteriormente comia bem, ou por recomendação do seu Médico Veterinário.
Se o seu cachorro come bem a ração não precisa de dar-lhe leite, pelo contrário, a sua administração quando eles já foram desmamados e comem só ração à algum tempo pode provocar disturbios gastrointestinais. É um “mimo” que não precisa de fazer.
Deve respeitar as indicações que vêm no saco de ração no que respeita à quantidade diária recomendada. Esta quantidade deve ser dividida em três tomas diárias até pelo menos aos seis meses de idade. As melhores marcas trazem um copo doseador a acompanhar o saco de ração, quando tal não acontece pode recorrer a uma simples balança de cozinha para pesar as gramas recomendadas. A quantidade recomendada pode-lhe parecer “pouca”, mas cada grão está formulado para fornecer a quantidade de proteina, hidratos de carbono, gordura,fibra, minerais e vitaminas que o seu cachorro necessita para crescer de uma forma saudavel, portanto, não é necessário nem deve administrar mais quantidade do que a recomendada.
Após 30 minutos se o seu cachorro não terminou a refeição esta deve ser retirada e só deve ser introduzida na refeição seguinte.
Quando o seu cachorrinho atingir a idade limite recomendada pela ração de desmame que lhe está a administrar, deve mudar para a indicada para seguinte etapa de crescimento (junior),de preferência da mesma marca.
Nunca ceda à tentação de lhe dar comida da nossa, ele não necessita de nada mais para alem da ração e a nossa comida pode fazer-lhe mal. A capacidade de sedução de um cachorrinho é muito grande, com olhinhos de chorão e a ganir para obter um pedaço de bife. Se ceder ao seu capricho uma vez, porque lhe dá pena ou para ele parar de chorar, é o inicio de um ciclo vicioso ele vai continuar a pedir e no futuro quando quizer corrigir este vicio vai ter muitas dificuldades.
O seu cachorro deve ter sempre água fresca e limpa á sua disposição.
012 - Prima Pintas
Esta e a Pintas, ela e maluca, mais e muito querida.
A Sua dona e a Lucy ( que também e outra maluca) kkkkkkk
A Sua dona e a Lucy ( que também e outra maluca) kkkkkkk
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
009 - Como educar o filhote – 1 a 4 meses
Até os 4 meses de vida, o filhote pode aprender bastante coisa!!! Além de saber onde fazer as necessidades, ele pode aprender alguns comandos de adestramento.
A primeira coisa é ensinar o nome a ele. Chame pelo nome, e quando ele olhar, recompense com algum petisco ou com a própria ração.
Depois, um comando bem importante: VEM. É muito simples, chame o nome do cachorro, e assim que ele olhar, diga VEM! Quando ele vier, recompense! Se ele não vier, mostre algo interessante pra ele, como um brinquedo ou petisco. Ele com certeza virá. OBS: Nunca chame o cão quando for brigar com ele. Isto pode fazer o cão relacionar o nome ou o VEM com algo ruim, e depois não obedecer mais.
Outra coisa muito importante: Nunca bata no seu cão. Existem outras maneiras de puni-lo por algo que fez errado.
Cuide bastante com o NÃO. Não utilize a todo momento, mas quando utilizar, diga somente uma vez, e não deixe o filhote continuar o que estava fazendo de errado. Você também pode dar um sustinho nele, como fazer um barulho forte simultaneamente ao NÃO.
Brinque muito com seu filhote, dê atenção a ele, cuide... Ele não vai esquecer disto depois que crescer, e com certeza será manso e não terá atitudes agressivas.
Brinque de jogar a bolinha, mas não de cabo de guerra, pois esta brincadeira pode levar à uma disputa por liderança, e seu filhote querer mandar em você! Lembre-se você é o líder, então tome atitudes como tal. Ande sempre à frente, entre nos lugares primeiro, não deixe te morder, e sempre exija um comando antes de dar a comida ou levar para passear.
Comandos que você pode ir ensinando ao seu filhote de até 4 meses: Vem, Senta, Fica, Deita, Dá a pata, Rasteja, Gira e etc...
A primeira coisa é ensinar o nome a ele. Chame pelo nome, e quando ele olhar, recompense com algum petisco ou com a própria ração.
Depois, um comando bem importante: VEM. É muito simples, chame o nome do cachorro, e assim que ele olhar, diga VEM! Quando ele vier, recompense! Se ele não vier, mostre algo interessante pra ele, como um brinquedo ou petisco. Ele com certeza virá. OBS: Nunca chame o cão quando for brigar com ele. Isto pode fazer o cão relacionar o nome ou o VEM com algo ruim, e depois não obedecer mais.
Outra coisa muito importante: Nunca bata no seu cão. Existem outras maneiras de puni-lo por algo que fez errado.
Cuide bastante com o NÃO. Não utilize a todo momento, mas quando utilizar, diga somente uma vez, e não deixe o filhote continuar o que estava fazendo de errado. Você também pode dar um sustinho nele, como fazer um barulho forte simultaneamente ao NÃO.
Brinque muito com seu filhote, dê atenção a ele, cuide... Ele não vai esquecer disto depois que crescer, e com certeza será manso e não terá atitudes agressivas.
Brinque de jogar a bolinha, mas não de cabo de guerra, pois esta brincadeira pode levar à uma disputa por liderança, e seu filhote querer mandar em você! Lembre-se você é o líder, então tome atitudes como tal. Ande sempre à frente, entre nos lugares primeiro, não deixe te morder, e sempre exija um comando antes de dar a comida ou levar para passear.
Comandos que você pode ir ensinando ao seu filhote de até 4 meses: Vem, Senta, Fica, Deita, Dá a pata, Rasteja, Gira e etc...
008 - Cuidados Básicos com seu Filhote
Não poderia ser diferente! Assim como nós - humanos - seu cãozinho também precisa ter suas próprias coisas, e até mesmo, roupinhas para um inverno rigoroso, brinquedos para se distrair, material de higiene próprio para ele, direito a educação e outras necessidades básicas.
Comece montando o seu kit para as necesidades básicas de todo cãozinho.
O kit do seu filhote deverá conter:
- Uma vasilha para água. Deve ser feita a higienização ou limpeza da mesma forma que fazemos com nossos pratos e copos. A água deve ser limpa, fresca e se possível, trocada algumas vezes por dia. Esta ação também ajuda a estimular o animal a tomar mais água.
- Uma vasilha para ração. Manter sempre limpa e ração fresca.
- Uma escova para pelagem. Seu Yorkshire ou Maltês precisa ser escovado de preferência 1 vez por dia.
- Uma escova de dente (própria para cães)
- Uma toalha. Compre uma toalhinha só para ele.
- Uma guia para passeios. Quando seu cãozinho já puder ir passear na rua você vai precisar muito...
- Uma cama. Se você ensinar ele vai poder dormir na própria cama, sem causar problemas.
- Brinquedinhos que não tenham partes pequenas. Lembre-se que o tipo de cuidado que você deve ter com seu filhote de Yorkshire, Maltês ou qualquer cãozinho de pequeno porte se assemelha muito aos cuidados e atenção que damos as crianças pequenas.
Seu cãozinho também tem Direito a Educação como todo mundo, e você é o responsável pela educação que seu filhote vai ter. Comece ensinando as regras básicas da "boa Educação Canina", ou seja, ensinando seu cãozinho a "fazer no lugar certo" desde os primeiros dias.
Veja mais também sobre a "Alimentação Básica e Suplementar", os cuidados com as "Vacinas do seu filhote" e outros assuntos que são importantes saber sobre os Cães.
007 - NÃO ISOLE SEU YORKSHIRE
Levar um cão, como um Yorkshire, sempre no colo, é um grave erro porque, além dos inconvenientes (entortar a coluna), ele ainda recebe uma superproteção e, como ele sabe disso, passa a bancar o valente e a rosnar e a latir para outros cães, por maiores que sejam, desafiando-os, porque sabe que nada lhe poderá acontecer, porque tem consciência da impunidade que o protege.
Por menor que seja o Yorkshire, o melhor é que passe o maior tempo possível no chão, para que possa viver normalmente, andando, correndo, pulando, brincando, brigando, vivendo uma vida normal, o que o faz muito mais feliz. Devemos permitir e até facilitar que o nosso cãozinho tenha contatos e até convivam com outros animais, esse contato com outros cães lhe proporcionará benefícios psicológicos, pois ele aprenderá a se relacionar normalmente
Para que seu York não entre em depressão ou fique estressado (late compulsivamente quando sai de casa ou até mesmo em casa), procure arrumar um tempinho para levá-lo para passear, mesmo que seja à noite por dez minutos, principalmente animais que ficam sozinhos durante o dia todo, recompense-o com seu amor por ter ficado o dia todo sozinho.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
005 - Ensinando a fazer xixi e cocô no jornal
É preciso ter paciência pra ensinar seu cãozinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. Mas não se preocupe, ele aprende relativamente rápido, só depende do seu método de ensino.
Pode ser que você pense que seu cão já aprendeu, mas um belo dia ele erra o local. Acontece. Não desanime nem se desespere. Essas ondas fazem parte do processo de aprendizado e não vai demorar para que ele acerte 100% das vezes.
Como ensinar a fazer no lugar certo? Vamos lá!
Nas primeiras semanas, seu cachorrinho não deve ficar solto pela casa toda. Tanto por causa das necessidades quanto por causa da segurança mesmo. Ele é um bebê. Imagine-o como uma criança, que precisa brincar em um local determinado e não pode ficar solta por todo o apartamento.
Agora que você já delimitou o local (área da cozinha, varanda, etc), forre TODO o chão com jornal, sem deixar frestas. Ele tem que ter espaço para fazer as necessidades, além de brincar e dormir. Lembre-se de limpar SEMPRE o jornal, porque ele tem que sentir que as necessidades estão sendo absorvidas.
Deixe-o aí por uma semana (NÃO TIRE, nem com supervisão). Brinque bastante com ele nesse espaço e se ele fizer, estará fazendo no lugar certo. Elogie sempre que o vir fazendo no jornal. Faça festa, incentive.
Na segunda semana, tire uma parte do jornal (onde ele escolheu para dormir) e troque por uma cama (ou paninho), tire o jornal de onde ele come, deixando apenas as tigelinhas. Continue com todo o resto forrado com o jornal.
Vá reduzindo TODO DIA UM POUQUINHO o resto do jornal. Se ele fizer no lugar certo, agrade-o. Se ele fizer no lugar errado, volte o treinamento em um dia. Mantenha ele nesse espaço na segunda semana também. Brinque com ele aí, leve as pessoas para vê-lo nesse espaço. Não se esqueça de deixar os brinquedos para ele.
Na terceira semana, espere que ele coma, faça as necessidades e só aí deixe-o sair. Se ele começar a rodar cheirando o chão, ou a cada duas horas (o que vier antes), leve-o para o espaço com jornal. Só deixe-o sair depois de ter feito as necessidades, mesmo que pareça que ele perdeu a vontade.
Se ele começar a fazer no lugar errado, diga NÃO, pegue-o e leve-o para o espaço. Ele vai fazendo no caminho mesmo, porque ele não tem controle total sobre as necessidades. Se ele terminar no jornal, mesmo que seja uma gotinha, elogie-o como se tivesse acertado. Se não, deixe-o preso até que faça as necessidades no jornal. Não brinque exaustivamente com ele... muitos cães, para não atrapalhar a brincadeira, seguram as necessidades até não aguentar mais e fazem onde estão mesmo. Por isso, brinque bastante, mas não se esqueça de parar de vez em quando e prendê-lo (é igual a criança, é você que tem que lembrá-la que ELA está com vontade de ir ao banheiro).
Também deixe-o preso quando não puder ficar olhando.
Dentro de pouco tempo você vai perceber que ele começa a procurar o jornal sozinho. Elogie MUITO toda vez que ele acertar.
Destruir o jornal
O barulho do jornal sendo rasgado é tentador para um filhotinho e é muito comum que ele queira se divertir picotando o jornal todo com as unhas e os dentes.
Para acabar com esse hábito, borrife um pouco de água no jornal e deixe-o úmido. Dessa forma, ele não vai fazer barulho quando for rasgado e seu bichinho não vai ficar tentado a destruí-lo.
Para não deixar os papéis soltos, prenda com uma fita adesiva no chão sempre que for trocar.
003 - Padrão do Yorkshire Terrier
PADRÃO OFICIAL
CBKC nº 86, de 10/5/1994. FCI nº 86f, de 28/9/198.
País de origem: Grã-Bretanha.
Nome no país de origem: Yorkshire Terrier.
Utilização: companhia.
Prova de trabalho: para o campeonato, independe.
APARÊNCIA GERAL: de pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente reto, repartido por uma linha que se estende da trufa à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, mantendo-se incólume, o que lhe confere um ar de importante. O conjunto de suas formas revelam vigor e boas proporções.
CARACTERÍSTICAS: Terrier de companhia, ativo e inteligente.
TEMPERAMENTO: repleto de vivacidade, e índole igual.
CABEÇA E CRÂNIO: cabeça mais para pequena e plana, sem apresentar o crânio muito proeminente ou abobadado e o focinho não muito longo. A trufa é preta.
OLHOS: de tamanho médio, escuros e cintilantes; expressão esperta e inteligente; de inserção frontal. Não sendo proeminetes, têm a rima palpebral escura.
ORELHAS: pequenas, em forma de V, portadas e eretas, sem serem muito afastadas, revestidas de pelagem curta, de cor fulvo-saturado e intenso.
MAXILIARES: articulados em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores encobrem os inferiores em contato estreito e são engastados ortogonalmente aos maxilares. Os dentes são bem alinhados e os maxilares de igual comprimento.
PESCOÇO: de bom comprimento e elegante.
ANTERIORES: ombros bem oblíquos, antebraços retos, bem revestidos de pelagem fulvo-dourado intenso, que é muito pouco mais claro nas pontas que nas raízes, não ultrapassando acima do nível dos cotovelos.
TRONCO: compacto. As costelas são moderadamente arqueadas. O lombo é bem firme. O dorso é reto.
POSTERIORES: vistos por trás, membros perfeitamente retos. O joelho é moderadamente angulado. Bem revestidos de pelagem fulvo-dourado intenso cujas pontas são alguns tons mais claros que as raízes, não ultrapassando acima do nível dos joelhos.
PATAS: redondas. As unhas são pretas.
CAUDA: usa-se encurtá-la a um comprimento médio; revestida abundantemente com uma pelagem azul mais escuro que o restante do corpo, principalmente na extremidade. A cauda é portada um pouco mais alta que a linha superior.
MOVIMENTAÇÃO: passadas fluentes com boa propulsão. Anteriores e posteriores trabalham corretamente direcionados para a frente. Durante a movimentação a linha superior parece bem firme.
PELAGEM: no tronco, o pêlo é de comprimento moderado, perfeitamente reto (sem ondulações), brilhante, de textura fina e sedosa, nunca lanosa. Na cabeça a pelagem é longa, de cor fulvo-dourado intenso, e cor mais saturada nas faces, na base das orelhas e no focinho onde o pêlo é bem longo. A cor fulvo da cabeça, não deve alcançar o pescoço. Na pelagem, não poderá haver, absolutamente, qualquer mescla de pêlos escuros ou encarvoados na cor fulvo.
COR: azul-aço escuro (nunca azul-prateado), estendendo-se do occipital à raíz da cauda, jamais mesclados de pêlos fulvos, bronze ou escuros. No antepeito a pelagem é fulvo intenso e brilhante. Todos os pêlos de cor fulvo são mais escuros na raíz que no meio, ficando mais claros nas pontas.
PESO: até 3,150 quilos.
FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
NOTA: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.
12 - 15 anos
até 5 cachorros
Longo
Azul-aço escuro e fulvo intenso e brilhante. Os cacchorros nascem com uma cor preta e fulvo intensa e à medida que crescem obtem a tonalidade azul aço.
não tem
20 cm ou menor
até 3,18 kg
17,8 cm ou menor
até 3,18 kg
Grã- Bretanha
Grupo 3
Companhia
Yorkshire Terrier
O Yorkshire adapta-se à maior parte das situações, sendo por isso um cachorro popular para famílias com crianças, pessoas solteiras, pessoas de idade ou seja basicamente todas as pessoas. São excelentes cães de apartamento assim como apreciam um jardim. Os Yorkshire não são cães de exterior e precisam de ser mantido no interior quando sem supervisão devido ao seu tamanho.
001 - Nyn@
Tudo começou com um desejo muito antigo de ter uma amigo de outra raça.
Enfim depois de muita insistência e conversar com a minha esposa, consegui convencê-la a aceita este novo habitante para nossa casa.
Comecei a pesquisar tudo sobre qual raça e sexo, para assim poder analisar os prós e contra. Não se esquecendo de escolher um bom criador.
Enfim decidi pela raça Yorkshire Terrier e do sexo Feminino.
Este blog foi criado com o intuito de ficar registado o crescimento da Nyn@ e alguns conhecimentos que encontrar por ai na net.
NYNA
Subscrever:
Mensagens (Atom)